Onboarding de colaboradores: O que é e quais as vantagens de uma boa integração
- Time Botnicks
- 22 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2022
Descubra por que a integração de novos colaboradores é tão importante na redução de custos e retenção de talentos.

Começar um novo emprego numa empresa nova é um grande desafio na vida de muitos. Nova função, colegas, ambiente de trabalho, muitas coisas para se adaptar. É aqui que entra o onboarding.
Funcionários que compreendem como a empresa que eles participam funciona, sabem seus principais valores, sua missão e objetivos conseguem exercer seu cargo melhor e auxiliar de maneira efetiva os clientes. Para que isso ocorra, eles precisam sentir que fazem parte da empresa, que são valorizados pelo seu esforço e capacidade.
Garantir que o novo colaborador tenha um bom entendimento de como a empresa funciona e que haja uma boa interação com os funcionários antigos é um grande desafio para o RH de toda empresa. Afinal, são novas mentes que estão chegando e que precisam se integrar com a equipe já existente. Atualmente uma das práticas de Recursos Humanos para isso é o onboarding, que veremos a seguir do que se trata.
O ONBOARDING
Onboarding é o termo que indica o conjunto de procedimentos que tem como objetivo a integração do novo colaborador ao grupo de trabalho, à cultura e aos objetivos da empresa. Ou seja, é o processo de integração do profissional recém chegado com o objetivo de adaptá-lo e capacitá-lo para que ele atinja o seu potencial máximo dentro da empresa o mais rápido possível.
O onboarding te ajuda a desenvolver um colaborador mais engajado, transmitindo para ele a sua marca, seus valores organizacionais e alinhando as expectativas, resultando em queda do turnover da empresa, consequentemente aumentando a retenção de talentos e reduzindo custos operacionais.
A integração fornece as ferramentas para que ele possa assimilar as funções do seu cargo rapidamente a fim dele se adaptar e ter aquela sensação de “pertencimento” à empresa, o que fará com que fortaleça seu vínculo com a mesma.
A dica é começar antes do primeiro dia. Sugere-se que o recém contratado obtenha o maior número de informações para que a cultura da empresa seja entendida antes do início de suas atividades. Informações de como se vestir, quem ele deve procurar, onde ir, com quem irá trabalhar são informações que tranquilizam o colaborador, causando uma boa impressão e um sentimento de acolhimento.
Aproveitando seu interesse nesse assunto, que tal baixar também nosso e-book sobre onboarding, e se aprofundar no assunto, lá você encontra desde os conceitos básicos até como criar experiências diferenciadas

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA
Ela aumenta a produtividade por deixar o colaborador mais engajado e economiza recursos financeiros da empresa.
Retenção de Talentos
Bons salários e benefícios são atrativos, mas são os elementos “abstratos” como um bom relacionamento com os gestores, alinhamento com os objetivos e cultura da empresa é que fazem a diferença na hora do profissional escolher entre permanecer ou sair da empresa.
Redução do Turnover
Um processo bem executado de onboarding reduz a rotatividade dos colaboradores pelo fato de que a empresa deixa claro ao recém contratado sua cultura, o dia a dia no trabalho, quais serão as métricas, os processos, entre outras informações relevantes.
O early turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários nos primeiros 90 dias impacta diretamente a produtividade da empresa. Ele gera custos de recrutamento, treinamento (de 3 a 4 meses até capacitar o novo membro corretamente), sem esquecer a queda de produtividade do funcionário que ficou e precisa exercer as funções que ficaram em aberto com a saída do antigo membro da equipe.
Um estudo de caso mostrado na Exame, indicou que um grande varejista reduziu o early turnover de 61% para 44% focando num bom processo de onboarding e integração.
Employer branding
Garantir que os colaboradores estão "vivendo" o que a empresa diz que é é um processo complexo. A metrificação que acontece no onboarding ajuda no people analytics da empresa, pois pode medir engajamento dos novos colaboradores, assim como fazer perguntas estratégicas e acompanhar resultados ao longo do tempo, como o eNPS.
Motivação
Colaboradores que passam por um processo de integração bem estruturado iniciam o trabalho mais motivados, pois deixam a insegurança de lado, não sobrando lugar para a ansiedade e aumentando o desejo de iniciar sua jornada na nova empresa.
Redução de Custos
Ao receber novos colaboradores com um processo eficiente, certamente a empresa otimiza o tempo gasto com treinamentos de integração, além de evitar novos gastos com reposição de vagas que foram abertas devido ao early turnover.
Em empresas com várias unidades, um processo de admissão e integração estruturado padroniza a passagem de conhecimento entre as pessoas, tornando o processo mais eficiente, que está diretamente ligado à redução de custos.
TECNOLOGIA NO ONBOARDING
Toda aquela papelada que o recém contratado deve preencher pode ser substituída por formulários digitais, que podem ser acessados por dispositivos móveis a qualquer momento.
Apresentações com as informações relevantes da empresa, como a cultura, quem é o CEO e o que ele pensa e espera do novo colaborador e explicação do produto/serviço podem ser disponibilizados em formato de vídeo ou chat, deixando o novo colaborador mais engajado.
Existem também plataformas digitais de treinamento de novos colaboradores que são adaptáveis para diferentes posições da sua empresa.
E por fim, é possível interagir e engajar o novo funcionário com chatbots de onboarding. Os assistentes virtuais enviam mensagens automaticamente, ajudando o colaborador nesse intervalo vazio que acontece depois que ele foi contratado até de fato iniciar suas atividades na empresa. Os chatbots atuam como assistentes virtuais enviando informações simples da empresa, mas que podem melhorar muito a experiência do novo colega de time.
COMO A BOTNICKS AJUDA NESTE PROCESSO?
A Botnicks atua justamente neste gap de comunicação que existe entre a aprovação do candidato e o seu primeiro dia de trabalho.
Um assistente virtual recebe o novo funcionário e envia tarefas simples para que ele assimile aspectos importantes da empresa, como cultura, valores e pessoas, além de dicas como alimentação, ramais úteis e quem será seu mentor no seu início de jornada.
De forma informal e divertida ele engaja o novo time, reduz o tempo de integração e o early turnover, o que torna a admissão de novos funcionários muito mais eficiente.
Para conhecer mais nossa solução, fale com um consultor, sem compromisso. Entenda como a Botnicks pode ajudar seu RH a se tornar mais estratégico e econômico. Do onboarding ao offboarding como você nunca viu!
Qualquer dúvida deixe seu comentário
Até mais! 💙